terça-feira, 2 de outubro de 2018

CANIL E O USO DA EXPRESSÃO "LINE"

CANIL E O USO DA EXPRESSÃO "LINE" - SERÁ QUE VOCÊ ESTÁ APTO PARA DIZER QUE POSSUI UMA LINHA DE SANGUE?


Muitos criadores dizem ter sua própria linha de sangue, sem mesmo ter a certeza do que quer dentro de sua própria criação, entrando dessa forma na dita "cegueira de canil" (acreditando que, o que deseja está em seu canil, sem mesmo estar lá). Mais  quando questionados, qual foi o método utilizado para iniciar sua criação, não tem pleno conhecimento sobre o que utilizou para iniciar sua procriação. Muitos não sabem nem se quer, responder o que priorizou, se foi uma matriz consagrada, ou um padreador com qualidades fenótipas e genótipas, que lhe agradava. Não sabem quais eram as características que buscava ou que esperava encontrar em suas primeiras produções. Não tendo desta forma uma idéia formada de qual era o nível mínimo de aceitação de qualidade em sua procriação. A maioria não tem conhecimento total sobre os pontos positivos que agregam e os negativos que trazem resultados que não lhe agradam, dentro da linha que sangue que utilizou para iniciar sua "LINE". Não tem conhecimento e nem procura estudar sobre as linhas próximas de seu trabalho, linhas essas já comprovadas em transmitir qualidades que lhe agradam, podendo assim ser utilizadas futuramente, se assim achar necessário uma exceção positiva.

Para se estabelecer uma "LINE", deve-se ter a certeza de quais as características indesejáveis que podem ser suportadas dentro de uma linha de sangue para se ter as qualidades que deseja. Os cruzamentos próximos (inbreeding = acasalamento entre parentes próximos, especialmente irmãos inteiros, pais e filhos e meio-irmãos. É o caminho mais rápido para se fixar características) ou (linebreedin = acasalamento entre parentes não muito próximos, tal como tio com sobrinha, entre primos, avô com neta, etc. Dizem que são cães que apresentem parentesco até a 5ª geração. Uma forma de assegurar homogeneidade na linha de sangue que está procurando estabelecer) são muito importantes para que se mantenha a homogeneidade no plantel. A grande maioria que se dizem criadores, acham que é muito fácil estabelecer uma "line", mais com o passar do tempo começam a perceber que é algo muito mais complicado e penoso, do que se imaginava, pois além de ser uma terminologia que necessita de muito estudo, dedicação, tempo e técnicas de criação, precisa-se ainda conseguir estabelecer características fenótipas particulares dentro do plantel, o que é ainda mais difícil.

Muitos canis utilizam a terminação linha de sangue, com certa rapidez e sem fundamentação, devendo ser utilizada a partir do momento que os animais derivados de suas produções, consegui-sem repetir suas qualidades únicas de gerações para gerações, ainda que introduzida alguma outra linha por outro criador, um leigo olhando o fenótipo de certo cão, consegui-se identificar características únicas de seu canil. No Brasil podemos dizer que alguns canis tem sua "LINE" já estabelecida e identificada, dentre eles alguns encontram-se em atividade e outros, já não  estão tão efetivos em suas produções: (Canil Thompson - Criador Guillermo Thompson; Canil Red Maximus Bull "RMB" - Criador Edmilson Santos; Canil Del Manto - Criadora: Marcelly P. Del Manto; Canil Westh - Robson Westh)




Diante do exposto, antes de dizer que você ou determinado fulano, possui uma 'LINE", procure saber se o canil possuí no mínimo 07 gerações de cães endogâmicos, com características únicas e próprias. Se o criador utilizou-se de seleção-teste>acasalamento>seleção>teste>endogamia>seleção-teste>acasalamento

Tenha a certeza de que, com o tempo, dedicação, estudo, paciência, humildade e persistência, você poderá ter sua própria "LINE", consagrada e bem sucedida no meio da Cinofilia.




Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele tudo fará.


Nenhum comentário:

Postar um comentário