FILHOTES LOTERIA OU ESCOLHA CERTA
A escolha de um filhote é um dos momentos mais esperados por aquele decide ter um filhotinho de cachorro fazendo parte de sua rotina e de sua família.
Aí vem a pergunta, qual escolher dentre tantos numa ninhada, onde se tem muitas variáveis? Pegar o mais gordinho, e mais ativo, o mais dorminhoco, o mais baixinho, o mais altinho, o mais largo, o mais cabeçudo. Difícil né porque eu ainda posso estar escolhendo errado, não é verdade. A escolha de um filhote não é tão simples assim não é mesmo. Nem sempre o mais forte é o que vai ficar mais bonito, quando adulto, e nem sempre o mais fraquinho mais continuar sendo o menor depois de adulto. Muitos canis ao anunciarem ninhadas, logo de cara já estipulam valores diferenciados para posições de reservas, sendo que nem sempre a primeira escolha de uma ninhada, tornará o melhor filhote depois de adulto, mais entendemos que se o canil já tem um trabalhado consolidado a algum tempo, e os filhotes que são produzidos tem um aproveitamento muito bom depois de adultos, na maioria das vezes as ditas escolhas de reservas, pode sim, ser um fato determinante para uma escolha certa de um filhote, no meio de tantos dentro de uma ninhada.
Mais alguns fatores podem ajudar muito na escolha de seu filhote, sendo eles:
A) Analisar a árvore genealógica dos pais, pois a partir daí da para você ter uma noção de como o seu amigão ficará quando adulto.
B) Se tiver condição e possibilidade de visitar o canil, que está anunciando a ninhada disponível, faça a visita, porque você poderá ver pessoalmente qual o fenótipo dos pais, ou seja, quais suas características, se está dentro daquilo que você espera ou deseja, que o seu filhote se torne quando adulto. Outro fator importante de se fazer a visita, é de poder verificar, como está o cuidado com a ninhada, e como são realmente os filhotes.
C) Conversar com o Criador proprietário do canil, interroga-lo, sobre o que ele espera da ninhada e quais os resultados que ele espera obter.
D) Verificar se o canil que está anunciando a ninhada, já teve outras produções, e como ficaram os filhotes depois de adultos.
E) Procure no filhote que irá escolher, algumas características que te agradam.
F) Conte com uma pitada de sorte.
Sabemos e temos conhecimento de que, muitas da vezes o filhote pode ser uma loteria. Porque pode ser sim que um filhote lindo, poderá se tornar um cão maravilhoso depois de adulto, mais temos conhecimento e experiência de que nem sempre o maior de uma ninhada, que está se destacando, se tornará o cão mais bonito depois de adulto. Sabemos que muitos cães que e temos conhecimentos de muitos filhotes que foram Quinta Escolha, Sétima Escolha, tornaram-se cães fenomenais depois de adultos, e outros que foram Primeira Escolha e Segunda Escolha, tornaram-se cães normais, não chegando nem serem cães medianos depois de adultos.
Com certeza não é uma loteria, podendo ser sim uma escolha certa, desde que você tome alguns cuidados, e tenha algum conhecimento sobre o trabalhado genético, que envolve os filhotes da provável ninhada, da qual você irá adquiri o seu filhote e futuro amigo canino.
Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele tudo fará.
Salmos 37:5





Nenhum comentário:
Postar um comentário