terça-feira, 2 de outubro de 2018

CANIL E O USO DA EXPRESSÃO "LINE"

CANIL E O USO DA EXPRESSÃO "LINE" - SERÁ QUE VOCÊ ESTÁ APTO PARA DIZER QUE POSSUI UMA LINHA DE SANGUE?


Muitos criadores dizem ter sua própria linha de sangue, sem mesmo ter a certeza do que quer dentro de sua própria criação, entrando dessa forma na dita "cegueira de canil" (acreditando que, o que deseja está em seu canil, sem mesmo estar lá). Mais  quando questionados, qual foi o método utilizado para iniciar sua criação, não tem pleno conhecimento sobre o que utilizou para iniciar sua procriação. Muitos não sabem nem se quer, responder o que priorizou, se foi uma matriz consagrada, ou um padreador com qualidades fenótipas e genótipas, que lhe agradava. Não sabem quais eram as características que buscava ou que esperava encontrar em suas primeiras produções. Não tendo desta forma uma idéia formada de qual era o nível mínimo de aceitação de qualidade em sua procriação. A maioria não tem conhecimento total sobre os pontos positivos que agregam e os negativos que trazem resultados que não lhe agradam, dentro da linha que sangue que utilizou para iniciar sua "LINE". Não tem conhecimento e nem procura estudar sobre as linhas próximas de seu trabalho, linhas essas já comprovadas em transmitir qualidades que lhe agradam, podendo assim ser utilizadas futuramente, se assim achar necessário uma exceção positiva.

Para se estabelecer uma "LINE", deve-se ter a certeza de quais as características indesejáveis que podem ser suportadas dentro de uma linha de sangue para se ter as qualidades que deseja. Os cruzamentos próximos (inbreeding = acasalamento entre parentes próximos, especialmente irmãos inteiros, pais e filhos e meio-irmãos. É o caminho mais rápido para se fixar características) ou (linebreedin = acasalamento entre parentes não muito próximos, tal como tio com sobrinha, entre primos, avô com neta, etc. Dizem que são cães que apresentem parentesco até a 5ª geração. Uma forma de assegurar homogeneidade na linha de sangue que está procurando estabelecer) são muito importantes para que se mantenha a homogeneidade no plantel. A grande maioria que se dizem criadores, acham que é muito fácil estabelecer uma "line", mais com o passar do tempo começam a perceber que é algo muito mais complicado e penoso, do que se imaginava, pois além de ser uma terminologia que necessita de muito estudo, dedicação, tempo e técnicas de criação, precisa-se ainda conseguir estabelecer características fenótipas particulares dentro do plantel, o que é ainda mais difícil.

Muitos canis utilizam a terminação linha de sangue, com certa rapidez e sem fundamentação, devendo ser utilizada a partir do momento que os animais derivados de suas produções, consegui-sem repetir suas qualidades únicas de gerações para gerações, ainda que introduzida alguma outra linha por outro criador, um leigo olhando o fenótipo de certo cão, consegui-se identificar características únicas de seu canil. No Brasil podemos dizer que alguns canis tem sua "LINE" já estabelecida e identificada, dentre eles alguns encontram-se em atividade e outros, já não  estão tão efetivos em suas produções: (Canil Thompson - Criador Guillermo Thompson; Canil Red Maximus Bull "RMB" - Criador Edmilson Santos; Canil Del Manto - Criadora: Marcelly P. Del Manto; Canil Westh - Robson Westh)




Diante do exposto, antes de dizer que você ou determinado fulano, possui uma 'LINE", procure saber se o canil possuí no mínimo 07 gerações de cães endogâmicos, com características únicas e próprias. Se o criador utilizou-se de seleção-teste>acasalamento>seleção>teste>endogamia>seleção-teste>acasalamento

Tenha a certeza de que, com o tempo, dedicação, estudo, paciência, humildade e persistência, você poderá ter sua própria "LINE", consagrada e bem sucedida no meio da Cinofilia.




Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele tudo fará.


sábado, 14 de julho de 2018

FILHOTES LOTERIA OU ESCOLHA CERTA

FILHOTES LOTERIA OU ESCOLHA CERTA









        A escolha de um filhote é um dos momentos mais esperados por aquele decide ter um filhotinho de cachorro fazendo parte de sua rotina e de sua família. 


        Aí vem a pergunta, qual escolher dentre tantos numa ninhada, onde se tem muitas variáveis? Pegar o mais gordinho, e mais ativo, o mais dorminhoco, o mais baixinho, o mais altinho, o mais largo, o mais cabeçudo. Difícil né porque eu ainda posso estar escolhendo errado, não é verdade. A escolha de um filhote não é tão simples assim não é mesmo. Nem sempre o mais forte é o que vai ficar mais bonito, quando adulto, e nem sempre o mais fraquinho mais continuar sendo o menor depois de adulto. Muitos canis ao anunciarem ninhadas, logo de cara já estipulam valores diferenciados para posições de reservas, sendo que nem sempre a primeira escolha de uma ninhada, tornará o melhor filhote depois de adulto, mais entendemos que se o canil já tem um trabalhado consolidado a algum tempo, e os filhotes que são produzidos tem um aproveitamento muito bom depois de adultos, na maioria das vezes as ditas escolhas de reservas, pode sim, ser um fato determinante para uma escolha certa de um filhote, no meio de tantos dentro de uma ninhada.


Mais alguns fatores podem ajudar muito na escolha de seu filhote, sendo eles:
A) Analisar a árvore genealógica dos pais, pois a partir daí da para você ter uma noção de como o seu amigão ficará quando adulto.
B) Se tiver condição e possibilidade de visitar o canil, que está anunciando a ninhada disponível, faça a visita, porque você poderá ver pessoalmente qual o fenótipo dos pais, ou seja, quais suas características, se está dentro daquilo que você espera ou deseja, que o seu filhote se torne quando adulto. Outro fator importante de se fazer a visita, é de poder verificar, como está o cuidado com a ninhada, e como são realmente os filhotes.
C) Conversar com o Criador proprietário do canil, interroga-lo, sobre o que ele espera da ninhada e quais os resultados que ele espera obter.
D) Verificar se o canil que está anunciando a ninhada, já teve outras produções, e como ficaram os filhotes depois de adultos.
E) Procure no filhote que irá escolher, algumas características que te agradam.
F) Conte com uma pitada de sorte.

     Sabemos e temos conhecimento de que, muitas da vezes o filhote pode ser uma loteria. Porque pode ser sim que um filhote lindo, poderá se tornar um cão maravilhoso depois de adulto, mais temos conhecimento e experiência de que nem sempre o maior de uma ninhada, que está se destacando, se tornará o cão mais bonito depois de adulto. Sabemos que muitos cães que e temos conhecimentos de muitos filhotes que foram Quinta Escolha, Sétima Escolha, tornaram-se cães fenomenais depois de adultos, e outros que foram Primeira Escolha e Segunda Escolha, tornaram-se cães normais, não chegando nem serem cães medianos depois de adultos.


     Com certeza não é uma loteria, podendo ser sim uma escolha certa, desde que você tome alguns cuidados, e tenha algum conhecimento sobre o trabalhado genético, que envolve os filhotes da provável ninhada, da qual você irá adquiri o seu filhote e futuro amigo canino.





   








Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele tudo fará.
Salmos 37:5


quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

PIT MONSTER - QUAL A SUA REAL DEFINIÇÃO?

PIT MONSTER - QUAL A SUA REAL DEFINIÇÃO?

Como definir "Pit Monster", seria um dog monstruoso, sem aprumos, sem padrão definido, torto, temperamento agressivo, alto, obeso, movimentação comprometida, e etc.... 

Ou seria um cão extremo, bem aprumado, com padrão estabelecido, linha de dorso dentro do permitido, movimentação leve, temperamento calmo, dimensões compatíveis.

Muitas discursões ainda permanecem sobre o reconhecimento por algumas entidades da nova raça "Pit Monster", alegando que não seria nenhuma raça; e, que, também não daria para defini-los como sendo um APTB. Alguns acreditam que não tem como ter um padrão, uma vez que o próprio nome da raça o define como Monster, acreditando assim que o cão pode ser qualquer padrão, desde que seja extremado, não se preocupando com a saúde do cão.

No Brasil algumas entidades como a IBC - International Bully Coalition e a ABBR - American Bully Brazil Registry, já registram esses cães como "Pit Monster", quem tiver interesse pode estar acessando os devidos endereços eletrônicos das entidades, e ficar por dentro sobre os padrões estabelecidos pelas mesmas.

Hoje já temos vários criadores renomados, dedicando a sua criação aos cães da raça Pit Monster. Criadores que merecem respeito pois fizeram investimentos altos em genética de qualidade, importando cães com linhas de sangue consagradas a nível mundial, contribuindo assim para o cenário Nacional. Ótimos resultados foram obtidos entre os cruzamentos bem estudados dos cães produzidos aqui, com os cães importados, alavancando assim, ainda mais a raça no País.
"Pit Monster Extreme" - um exemplar de extrema beleza, produzido pelo canil Westh Kennel - Criador Robson Santos, dog que tem em sua genética, linhas de sangue importadas e nacionais.

A verdade é que o "Pit Monster"  já é uma realidade é só questão de tempo, para que a raça se torne reconhecida pelas entidades responsáveis pelos registros dos cães. 


PIT MONSTER - Simplesmente Apaixonante


Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele tudo fará.
Salmos 37:5